Ah! Este, para mim, ainda é o melhor dos Beatles. Here Comes the Sun, di di di di. :)
Em verdade te digo que o McCartney é para mim o mais beatle de todos. ;)
RAA a 2 de Janeiro de 2006 às 18:38
Tenho aqui aquela caixa de DVDs (5) com toda a história deles onde, pela primeira vez, vi bem definido quais são as músicas de cada um deles. E realmente tenho que concordar contigo RAA. O McCartney foi um dos génios do século 20.
Oh, pronto. Claro que o Harrison tinha pouca margem para o deixarem compor. Mas quem é que apresentou os Beatles ao Ravi Shankar, hem?
Here comes the sun...du du du du....here comes the sun...adoro-o!mas gosto mais do McCartney e o Lennon também é muito bom.
MJ a 3 de Janeiro de 2006 às 19:32
Edgard, penso que é facilmente identificável a autoria da maior parte das músicas da dupla. O McCartney mais trauteável, o Lennon talvez menos previsível, mais assimétrico, provavelmente mais brilhante, decerto menos genial. Aliás se compararmos os percursos pós-Beatles creio que o mesmo se continua a verificar. Alguma banalidade em que o McCartney às vezes cai redime-se depois com momentos para a eternidade: estou agora a lembrar-me do «My Love». Um abraço.
A propósito do Shankar, meu caro João, confesso que nunca fui um grande apreciador daquela tendência orientalista introduzida na banda pelo Harrison, apesar de coisas sublimes como o jai guru deva om --
mas, em verdade te digo: abençoado Shankar que tais filhas teve!
Outro abraço.
MJ, it's allright!
RAA a 3 de Janeiro de 2006 às 20:05
Especulando um pouco, mas constatando em função da produção pós-Beatles, acredito inclusive que existia uma disputa entre os dois para ver quem fazia a melhor música. Mas durante os Beatles a capacidade dos dois realmente foi fantástica. George Martin sugere isto mesmo, chegando a afirmar que era ele quem alimentava a peleja. "My Love" mais ou menos equivale a "Imagine". Só que "Yesterday", "The Fool on the Hill", "The Long and Winding Road" e "Eleonor Rigby" não têm equivalência em lugar algum. Nem dentro nem fora dos Beatles. Principalmente no que diz respeito as letras, que do Lennon são parvas, na minha opinião.
As letras do Lennon são parvas?! Ó Edgar, que eu saiba o Hello Goodbye (uma das mais parvas de todas) é do McCartney. Bem como a maioria das mais delicodoces romantiquices....Mas enfim, esta é uma polémica antiga como eles mesmos e que não nos leva a lado algum. O importante é todos gostarmos dos 4 (até porque o Ringo/Richard Starkey também fez as suas letrinhas) :)
Tenho para cá um single do Starkey intitulado «Back of Boogaloo»;
e quando o vi na Expo'98, acompanhado do Gary Brooker, do Jack Bruce e do Peter Frampton, o Ringo brindou-nos com o seu hit mais recente, o «Da dee da»...
Sim, o que interessa é esta beatlemania eterna. Já agora,ó João: estás bem acompanhado pelo José Duarte, dos «5 Minutos de Jazz»: o G:H: também é o seu beatle preferido.
Quanto ao Lennon revolucionário, se é a isso que se estão a referir, parece-me que não tem paralelo antes e depois da banda.
RAA a 4 de Janeiro de 2006 às 19:18
Coincidência, acabo de receber uma sms a dizer que o meu White Album já chegou à loja :)
É que já mo gamaram 3 vezes. Desta não o apanharão!