O melhor álbum dos Dire Straits; o disco da maturidade, e da euforia. Knopfler confirma-se como um dos referenciais song writers do rock, o que se suspeitara logo dois anos antes de Making Movies, com o single de estreia, Sultans of Swing (1978) e a surpresa do primeiro LP, Dire Straits, desse mesmo ano. Na ressaca do punk, um tipo desconhecido, professor de literatura inglesa, surgia com um som retro, uma invejável competência técnica como guitarrista, uma voz cavernosa e música indiferente ao que então estava a dar.
Podia ter sido uma das recorrentes irrupções revivalistas que sucedem em todas as artes. Mas não. Os Dires Straits -- ou melhor, Mark Knopfler -- eram muito mais que um epifenómeno nostálgico. Communiqué, de 1979, já o assegurava.
Falei em euforia. «Getting crazy on the waltzers but it's the life that I choose», reza o primeiro verso de «Tunnel of love». Depois de entusiasticamente saudados, Knopfler e o baterista Pick Withers foram convidados a tomar conta da guitarra-solo e dos tambores do álbum de Bob Dylan, Slow Train Coming (1979). Sabemos qual foi o seu desempenho. Este Making Movies surge quando os Straits estão na linha da frente da música popular. Justifica-se, pois, a euforia: «Well take a look at that / I made a castle in the sand / [...] / If I realised that the chances were slim / How come I'm so surprised when the tide rolled in» -- versos de «Solid Rock», faixa que poderia ter dado o nome ao disco. Knopfler, coadjuvado por Withers, John Illsley e Roy Bittan, pianista da E Street Band, de Bruce Spingsteen, deu-nos um dos álbuns mais consistentes, mais sólidos da história do rock. Uma lição de Knopfler para ouvir de uma ponta a outra: a consabida mestria do guitarrista -- o celebrado recurso ao fingerpicking, muito perceptível nas guitarras acústicas -- inibe-o de fazer exercícios estéreis de virtuosismo; e a Fender sobressai naturalmente, sustentada pela secção rítmica.